O que eu penso sobre FACULDADE

O que eu penso sobre FACULDADE | É preciso fazer ECONOMIA para investir?

Todos os dias eu respondo cinco perguntas ali no meu Instagram e eu estou respondendo o que eu penso sobre FACULDADE ainda mais perguntas também aqui no meu canal do YouTube. E o Lucas selecionou algumas das perguntas que você manda diariamente para eu responder aqui no YouTube.

Lucas, qual pergunta que o pessoal tem mandado pra mim? O usuário do Instagram v.botini quer colocar o Tiago Reis na parede. Afinal, o que o Tiago Reis pensa sobre a faculdade? Eu já mudei bastante de opinião e posso mudar ao longo do tempo.

O que eu penso sobre faculdade?

Eu acho que a faculdade lá atrás era, de fato, o lugar onde se concentrava o conhecimento. Então, se você quisesse adquirir conhecimento, isso antes da internet, o único lugar disponível era a faculdade.

Existem faculdades, ou melhor, existem profissões que é impossível você avançar sem ter um certificado de faculdade. Medicina, direito, várias faculdades dessa é impossível e para essas não tem jeito. Se você quer ser médico, você é
obrigado a fazer a faculdade de medicina.

Mas existem várias outras alternativas de carreira que não exigem necessariamente faculdade, como se você quer empreender, você quer ser um marqueteiro, você quer ser um jornalista. E eu acho que se o cara é autodidata, e eu me considero um autodidata, não acho que é tão necessário quanto foi no passado.

Você, inclusive, Lucas, estava falando anteriormente. Você é formado em…? Eu fiz, digamos assim, um sanduíche. Eu fiz um técnico em produção audiovisual, fiz faculdade de jornalismo e fiz um técnico em locução. Mas curioso que quando eu começei a trabalhar no meio da faculdade, eu acabei mais indo para a área do técnico do que para a área da faculdade.

Então, digamos assim, três quartos da minha carreira, 80% foi trabalhando para jornalistas como técnico do que como jornalista de fato. E hoje coordena aqui a nossa área de podcasts com muito talento e resultados excelentes. Isso prova que existem novos caminhos, novas oportunidades.

Não existia podcasts há 20 anos atrás. E talvez hoje não precise de uma faculdade para ser um bom operador de podcast. Lógico, nem todo mundo quer operar um podcast, nem todo mundo quer ser youtuber, nem todo mundo quer escrever um livro ou empreender.

Mas várias profissões que no passado a única forma de você, digamos assim, avançar era tendo um curso superior, acho que várias alternativas começam a surgir. Você acha que antes era o currículo e hoje é mais o portfólio? Antes era a carreira e
hoje é mais a capacidade – da pessoa excecutar.

– Com certeza. Eu sempre dou muito valor a proatividade e resultado.

Você participou de entrevista aqui no Suno, pelo menos comigo eu nunca perguntei qual a sua faculdade, eu nunca perguntei nada disso.

Por quê? O que eu quero ver é resultado.

Se o cara tem resultado, não importa pra mim se ele fez faculdade A, B, C ou se não tem faculdade. Eu sou assim e cada vez mais empresas estão começando a pensar como nós. Várias empresas grandes. Eu ouvi falar que o Google agora está dispensando, acho que o Itaú também.

Então, eu acho que as empresas estão um pouco abrindo a cabeça e os próprios jovens também têm sido mais abertos. Enquanto antes na minha época entrar numa faculdade de primeira linha era o sonho, eu já vejo vários, inclusive, estagiários
que são de faculdades de primeira linha aqui dentro da Suno e já falaram: “Tiago, se eu abandonar a faculdade, vai mudar a minha vida aqui dentro?”

Eu falei: “Cara, não. Pelo contrário.

Você vai ter mais trabalho pra você.” Então essa é um pouco a minha visão. Não tem problema discordar de mim, mas é um pouco a minha visão como empresário. Aqui na Suno a gente dá muito mais valor a outros valores, principalmente resultado, do que a formação acadêmica da pessoa. Lucas, obrigado por ter feito a pergunta.

Eu que agradeço a oportunidade. E se você ainda não se inscreveu no nosso canal, se escreve aqui, dá aquele joinha e não deixa de seguir o nosso Telegrama. Mais de 90 mil pessoas, só falta você. Está o link aqui na descrição. Nos vemos lá no Telegrama.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui