Como Warren Buffett Investe

Como Warren Buffett Investe? Ainda Funciona? Vale a Pena?

Olá pessoal!! Como Warren Buffett Investe, o mais famoso dos investidores e um dos homens mais ricos do mundo, se tornou a lenda viva dos investimentos! E ele é o expoente máximo do conhecido value investing, ou investimento em valor. Afinal, como Warren Buffett investe? Este é o assunto do vídeo de hoje.

Bem pessoal, falar de Warren Buffett é o chamado chover no molhado, Buffett é, sem dúvida, o investidor mais estudado de todos os tempos, qualquer especialista de mercado em algum momento já estudou e falou sobre o seu estilo de investimento. Warren Buffett é conhecido por todos como um value investor, ou investidor em valor, e talvez este conceito confunda a maioria dos que tentam seguir a sua filosofia de investimentos, tanto investidores iniciantes, quanto experientes.

É preciso entender que ação de valor, ação barata e ação subavaliada são conceitos diferentes. A definição tradicional de ação de valor é uma ação que tem múltiplos de preço baixos. Uma ação subavaliada, por sua vez, é uma ação vendida por um preço mais baixo que o seu valor verdadeiro, o valor verdadeiro é o que especialistas chamam de valor intrínseco.

Já uma ação barata é apenas uma ação com preço baixo,   independente do valor. Tem um vídeo aqui no canal que eu explico que a maioria das ações que parece barata tem motivos para isso, o Card deve aparecer aqui acima. Buffett sempre nos lembra que existe uma grande diferença entre preço e valor.

Só porque uma coisa é barata não significa que ela oferece um bom valor. A diferença entre uma ação de valor e uma ação subavaliada pode parecer sutil, mas é o mais importante para entender como Warren Buffett investe. Uma ação de valor pode estar subavaliada, mas poderia também estar supervalorizada também.

Como Warren Buffett Investe Toda Verdade

Para Buffett é sempre melhor pagar o mínimo possível ao comprar qualquer ativo. Para ele a única coisa que importa realmente é se a ação está sendo vendida acima ou abaixo do seu valor verdadeiro. Isso acontece porque o mercado nem sempre determina adequadamente o preço das ações.

Buffett é especialista em encontrar ações subavaliadas, e seu histórico não deixa dúvida de que isso é possível. Buffett fez isso de forma sistemática e bem-sucedida durante muito tempo, na realidade desde o princípio até os dias atuais.

Se a teoria dos mercados eficientes estivesse correta, ele não teria ficado rico como ficou. Mas Buffett não é o único, existem muitos outros investidores que tiveram retornos acima do mercado de forma sistemática por muito tempo.

Peter Lynch e Philip Fisher são outros de vários exemplos disso. Assim como Warren Buffett, Peter Lynch e Philip Fisher, você também pode comprar apenas ações subavaliadas e deixar de lado as ações supervalorizadas. Mas como saber se uma ação está subavaliada ou supervalorizada? A única forma teoricamente correta é realizar uma análise do fluxo de caixa descontado, método conhecido pelos analistas como DCF – Discounted Cash Flow.

Apesar de Buffett ser um grande crítico das teorias de finanças, aqui ele concorda com a teoria. Buffett encontra as ações subavaliadas utilizando o DCF. Infelizmente ou felizmente, fazer o DCF não é fácil. Felizmente porque, se fosse fácil, todo mundo iria fazer e, se todo mundo fizesse, não haveria vantagem alguma em fazê-lo.

Além disso, investidor disposto a aprender e se dedicar a fazer direito o DCF tem uma grande vantagem em relação a quem não sabe ou não quer aprender a técnica. DCF é a base da análise de ações. A análise do fluxo de caixa descontado se baseia na premissa de que uma ação deve ter o valor presente de todos os fluxos de caixa futuros que se espera que a empresa gere para o acionista. O talento para fazer boas projeções é o que diferencia um investidor de outro.

E é aqui que Buffett se destaca. Apesar de confiar no DCF, Buffett reconhece sua grande probabilidade de erro. Ele sabe que dois analistas fazendo o DCF de uma empresa nunca chegarão ao mesmo valor intrínseco da ação. A menos que os investidores adotem exatamente o mesmo modelo e partam das mesmas suposições, nunca chegarão aos mesmos resultados. É isso que cria as oportunidades no mercado de ações.

Portanto Warren Buffett não compra ações baratas, o segredo do seu sucesso está no seu talento para comprar ações a um preço baixo, ele compra apenas se o valor intrínseco da empresa for maior do que o seu valor de mercado. E o DCF para ele é a melhor forma para determinar esse valor intrínseco. Enfim, segundo o maior investidor de todos os tempos, e uma lenda, ainda viva, quando se fala de ações o preço é a única coisa que importa.

Certamente uma empresa pode ser grande por inúmeras razões, mas uma ação é grande apenas se for vendida por menos do que vale. Comprar ações de grandes empresas geralmente é uma boa ideia, mas os grandes investidores sabem que é mais importante comprar grandes ações.

Para Buffett o investidor deve aprender a focar no preço, mesmo que ele esteja planejando no longo prazo. Espero que a reflexão de hoje possa te ajudar a ser um investidor de sucesso. O que você achou do conteúdo de hoje? Se você gostou clique no like e não deixe de fazer seus comentários abaixo.

Se você ainda não é inscrito no meu canal, inscreva-se e ative as notificações para receber novos conteúdos em primeira mão. Um Forte Abraço e até o próximo vídeo.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui