Como Investir em Longo Prazo: A Estratégia mais Inteligente

Gustavo Cerbasi Como Investir em Longo Prazo mais um Drops de inteligência financeira, hoje para falar com você sobre investimentos de longo prazo, uma preocupação de qualquer pessoa que busca fazer um colchão para ter segurança e tranquilidade no futuro.

Qual é a melhor estratégia para fazer isso de forma inteligente? Recebo muitas mensagens de pessoas que, em um dado momento, resolveram fazer um investimento de olho em um futuro distante, por exemplo, aposentadoria, e que acreditam que por isso não precisam mais dar atenção a ele.

Existe aí um erro de conceito em relação ao que, de fato, são investimentos de longo prazo, o que normalmente leva o investidor a negligenciar detalhes que prejudicam a construção do seu patrimônio.

Conheço inúmeros casos como esse. Quando você tem objetivos distantes, naturalmente, deve seguir as recomendações e análises que indicam opções com perspectivas de sucesso de longo prazo, mas como eu sempre digo, bons investimentos de hoje não são sinônimos de grandes retornos amanhã.

Por isso, é fundamental evitar a paralisia no investimento que você escolheu. Claro que, diferentemente do curto prazo, o investimento de longo prazo tem muito mais a ver com seguir grandes tendências, olhar de longe e ignorar turbulências momentâneas. Mas isso não significa deixá-lo de lado, pelo contrário.

Como Investir em Longo Prazo Funciona? Vale a Pena?

Só que não é bem isso que eu observo quando converso com pessoas com investimentos de longo prazo. Muitas vezes, elas negligenciam esses investimentos devido uma falsa tranquilidade que tem em relação a eles.

Por exemplo: Muitas famílias possuem imóveis adquiridos por pais e avós em uma época que esse investimento era tido como a prova de falhas e continuam mantendo-os ao longo da vida, apesar de muitas vezes serem responsáveis por prejuízos e dores de cabeça.

Essa paralisia é também bastante comum entre pessoas que não necessariamente têm essa tranquilidade, mas que evitam fazer algo simplesmente por não saberem como investir. Normalmente, uma consequência da escolha de uma maneira de investir muito mais complexa do que a própria capacidade de administrar esse investimento.

Como mudar isso? Muitas vezes a solução passa por dar um passo atrás que proporcione mais tranquilidade e segurança, por exemplo: Vale a pena trocar a operação de ações em corretoras por fundos de investimentos ou então vender uma loja que você tem em algum ponto comercial e comprar imóveis residenciais pequenos que sejam mais fáceis de serem alugados.

O mais importante, tanto para um perfil quanto para o outro, é não negligenciar. Procure se dedicar à revisão da sua estratégia pelo menos uma vez por ano, busque refinar suas escolhas, substitua ativos que tiveram mal desempenho por outros melhores, rebalanceie a sua carteira. Investir é um processo contínuo de aprendizagem e de oportunidade para fazer melhores escolhas. Dar a devida atenção a isso é o que vai fazer a diferença na conquista do futuro que você deseja para você e sua família, principalmente em longo prazo.

Gostou desse vídeo? Deixe seu comentário aqui embaixo, compartilhe suas experiências comigo e aproveite para se cadastrar aqui no canal e ativar suas notificações, assim você vai ficar por dentro de todas as estratégias que eu elaboro para você construir uma vida cada vez mais rica. Sucesso em suas escolhas, um grande abraço e até o próximo vídeo. Poderá ver o vídeo no youtube Aqui