10 PASSOS PARA NUNCA MAIS FALTAR DINHEIRO

Me Poupe! 10 PASSOS PARA NUNCA MAIS FALTAR DINHEIRO | SejaUmaPessoaMelhor

Poupar dinheiro: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro, algo que parece impossível para a maioria das pessoas, mas que está cada vez mais ficando possível graças ao conhecimento financeiro. Olá, tudo bem? Meu nome é Albano e esse é o Seja Uma Pessoa Melhor. Hoje o vídeo é sobre os 10 passos do livro Me Poupe!

Da Nathalia Arcuri, que faz um trabalho incrível para que nunca mais falte dinheiro no bolso das pessoas. E me lembro de conversar com meus amigos, quando vimos um carro lindo passar, e lá dentro, estava um conhecido nossos.

10 PASSOS PARA NUNCA MAIS FALTAR DINHEIRO

Enquanto eu pensei: Uau, que carro legal, parabéns à ele! Meus amigos disseram: Caraca, o vizinho trocou de carro, de onde vem tanto dinheiro? Ou, Ahh, fiquei sabendo que ele é dono de empresa e está explorando os outros…

E é com esse pensamento que a maioria das pessoas passam a vida, demonizando o dinheiro, mas ao mesmo tempo querendo ter mais. Nos escondendo de qualquer conversa sobre dinheiro, deixando para conversar apenas quando as coisas não estão indo bem…

PASSO 1: FALE SOBRE O DINHEIRO ANTES DE DINHEIRO FALTAR

E uma das coisas que já passei pela vida foi o de acordar e não querer sair da cama, não estava com a mínima vontade… Me alimentava bem, não estava com depressão, mas existia algo que me deixava preso naquela cama, aliás, ao contrário, não existia algo que me deixava sair daquela cama, que no caso era o de ter

OBJETIVOS CLAROS: objetivos que me fariam querer sair da cama o mais rápido possível, encarar os problemas de frente e superar os obstáculos. E para as metas financeiras isso acontece da mesma forma.

Quando desejamos algo que é realmente importante para nós, tomamos atitudes que antes era impossível para nós, como parar de beber, comprar roupas de brechó e pensar em formas de se ganhar mais dinheiro.

PASSO 2: TENHA OBJETIVOS CLAROS

E para poder ter objetivos (que para esse vídeo são os financeiros), primeiro precisamos saber onde estamos. Da mesma forma que num mapa, para podermos trilhar um caminho, precisamos no mínimo o ponto de chegada e do ponto de partida, então é essencial que você saiba exatamente o quanto você ganha, o quanto você gasta e o quanto você investe (se você investir, e você vai!).

PASSO 3: CUIDE DO AUTOCONHECIMENTO

E o que acontece normalmente 10 passos para nunca mais faltar dinheiro, com as pessoas é a seguinte situação (ganhos: x gastos: x investimentos: 0), e logicamente, o primeiro passo é fazer com que os ganhos sejam maiores que os gastos. E não há escapatória: para que isso seja feito é preciso priorização.

Me lembro quando estava no meu primeiro serviço, onde ganhava muito pouco, morava de aluguel, pagava todas as minhas contas e quase não sobrava dinheiro algum para meu primeiro objetivo: comprar um notebook para poder estudar de forma mais efetiva para o vestibular.

Nesse momento, tive que fazer muitas escolhas na minha vida, e a que pra mim foi a mais forte, a de não gastar dinheiro com transporte: morava longe de casa, e para visitar meus pais, iria apenas quando tivesse carona. Mesmo que se tivesse que ficar na estrada pedindo. Isso é prioridade.

PASSO 4: NÃO DESPERDICE O QUE VOCÊ SUOU TANTO PARA GANHAR

E algo que você deveria fazer, se ainda não fez, é a de saber exatamente quanto você ganha por hora. A conta é simples se você for assalariado: pegue o quanto você ganha, já deixando de lado os impostos e tudo mais que é descontado, dividindo por 220 horas, ou quantas horas você trabalha por mês. Se lembre desse valor quando for comprar algo: defina todas suas compras pela quantidade de horas que você ganha. Uma pessoa que recebe um salário mínimo, hoje recebe R$4,54 por hora.

Então, quando vai comprar uma calça de R$200, precisa trabalhar exatamente 44 horas, ou seja, uma semana inteira de trabalho, sem gastar dinheiro algum com alimentação e outras coisas, somente para comprar uma calça. Vendo por essa perspectiva fica mais fácil de fazer o…

PASSO 5: POUPE

Depois de poupar, o próximo passo é investir essa sobra de dinheiro. E achei legal a recomendação do livro: se você nunca investiu seu dinheiro, abra uma conta numa corretora, transfira 100 reais e faça um investimento em Tesouro Selic… Essa é a operação mais básica, mas vai ser a que vai te dar a adrenalina de ousar, pela primeira vez, ter a responsabilidade
sobre seus investimentos e começar a ver o poder do…

PASSO 6: ACREDITE NOS JUROS COMPOSTOS

E existe um investimento, principalmente para os mais jovens, que é para mim, e também para a Nath, a que vai fazer você se enriquecer mais rápido, que é estudar mais! E nem digo entrar para uma universidade e se formar, o que eu digo é o de usar essa ferramenta que torna possível você estar vendo esse vídeo hoje. Use a internet, e com autodisciplina, seja autodidata para aprender.

PASSO 7: NUNCA PARE DE APRENDER

E falando em aprender, queria te dizer uma máxima: se você tem menos de 35 anos, esqueça a aposentadoria do governo! …Qualquer análise confiável vai te dizer a mesma coisa. A menos que um milagre aconteça e o governo (e os brasileiros) mudem completamente suas formas de pensar, isso não vai acontecer.

Então faça um favor para você e esqueça esse dinheiro da aposentadoria. Ao invés disso, assuma a responsabilidade pelo seu futuro e comece a investir para que você tenha um futuro melhor. Não vou entrar em detalhes porque esse é um tema para um vídeo inteiro, mas você pode acessar a planilha da independência financeira, que vou deixar linkada na descrição

(http://mepoupenaweb.uol.com.br/simulador-de-independencia-financeira/)

PASSO 8: ESQUEÇA O QUE TE DISSERAM SOBRE APOSENTADORIA

Agora, quando você tem um dinheiro na conta e decide investir, você pela primeira vez começa a ter um controle, pelo menos financeiro, da sua vida. É uma grande responsabilidade e será a sua responsabilidade. Fechar os olhos para a realidade, tentar culpar os outros ou dar passos maiores que a perna são erros que muita gente comete e que você não pode cometer, então

PASSO 9: ASSUMA A RESPONSABILIDADE E PERMITA-SE ERRAR

E é assim: não adianta esperar que sua fortuna que você deseja caia do céu: você vai ter que trabalhar bastante, ter foco, identificar seus propósitos e se comprometer a pensar e agir diferente. E além disso tudo, ter gratidão por tudo. Ter gratidão pelo seu chefe que você talvez não goste muito, gratidão pela sua família, gratidão pelas coisas boas e ruins que aconteceram
na sua vida e te colocaram onde você está hoje, e gratidão à você, que está assistindo
esse vídeo até o final.

PASSO 10: AGRADEÇA E COMEMORE TODOS OS DIAS

E esses foram os 10 passos do livro Me Poupe!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui